Mortalha

Mortalha

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Salão de Pira: Caso Zetti

Desde o final do ano passado se desenrola uma história que gerou um enorme movimento de insatisfação e protesto dos cartunistas e caricaturistas do Brasil. Pra maior divulgação e conscientização do acontecido, vou primeiramente colocar aqui um dos protestos artísticos, heh, do amigo e mestre Paulo Branco, acrescido do texto explicativo retirado do Brazil Cartoon:



O time do Salão Internacional de Humor de Piracicaba vai começar 2010 sem a camisa 10 . Segundo informações que chegaram por e-mail, Zetti, coordenadora há mais de 20 anos do evento, recebeu um ofício da Secretária de Cultura, ------------------------- exigindo sua saída sem alegação nem justificativa de motivos relevantes. E a partir do dia 31, Zetti não será mais a coordenadora geral do evento.

O Brazilcartoon conseguiu ouvir Zetti sobre o fato e entrou em contato também com a Secretária de Cultura de Piracicaba, -------------------------- mas ainda não tivemos resposta por parte da Secretária.


Segundo Zetti, este comunicado a pegou de surpresa, pois ela não esperava este tipo de atitude e de "reconhecimento", afinal, são 30 anos de dedicação ao Salão.


“ O Salão de Piracicaba faz parte da minha vida. É um caso de amor que já dura 30 anos. Quando comecei fiquei apaixonada pelos desenhos coloridos, o senso de humor dos participantes e pelas profundas mensagens desenhadas.
Gosto de estar presente em todas as etapas do salão, mas um dos melhores momentos é quando vejo chegar desenhos do mundo inteiro e começamos a abrir os pacotes. Sinto como se fossem pacotes de presentes. Tenho consciência da dimensão e importância cultural do evento que organizamos anualmente com tanto carinho, e sei o quanto é importante para quem participa. Depois de tantos anos de trabalho e relacionamento com os cartunistas e com o público visitante, eu sinto o Salão Internacional de Humor como um dos eventos mais expressivos, não apenas para a divulgação turística da cidade de Piracicaba, mas também com um papel de instituição cultural do município.


Hoje, essa paixão virou amor, me doei tanto ao longo dos anos que o salão faz parte da minha vida. Eu lamento profundamente ter que me afastar do convívio dos artistas gráficos e de não poder mais contribuir para a organização e sucesso do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Realmente eu não sei o que vai acontecer comigo em 2010” , conclui Zetti.


Experiência e respaudo


Zetti conhece a essência, a importância cultural, o conceito social, político,e a manifestação livre de tendências e de idéias que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba oferece a artistas gráficos, chargistas e ao publico visitante.
Nos últimos 30 anos, os cargos administrativos que exerceu nos primeiros salões de humor e a partir da criação da Secretaria de Ação Cultural, lhe deram experiência e capacitação para chegar à liderança na estrutura organizacional do renomado internacionalmente Salão de Humor de Piracicaba.
Com todo esse credenciamento, Zetti Araújo atuou como peça fundamental para o sucesso artístico, cultural e organizacional do evento até a edição de 2009. Com o seu afastamento do cargo de Diretora do Centro Nacional de Pesquisa, Documentação e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba, todo mundo sai perdendo.


Luta pela valorização do Humor Gráfico


Zetti mostrou que independente dos problemas, limitações financeiras e influências políticas que o salão enfrentou ao longo de sua história, ela sempre esteve do lado do bom humor, defendendo o evento e sua continuidade, e principalmente, defendendo os cartunistas participantes.

Hoje ela é querida e respeitada por todos. Ela conquistou a confiança de nomes como Ziraldo, Lan, Angeli, Gualberto e mais uma porção de cartunistas consagrados. Zetti se tornou uma importante referência para todos que têm participado do evento.


Manifesto

O Brazilcartoon reconhece a importância do trabalho de Zetti e manifesta apoio à permanência dela na coordenação do Salão. Também pede a todos os cartunistas que enviem cartuns, charges e caricaturas com manifestação de apoio. Todos os desenhos serão postados na Galeria Especial “Zetti”.

Envie seu desenho para:
info@brazilcartoon.com


Fonte do texto: Brazil Cartoon (http://www.brazilcartoon.com/noticias_descricao.asp?idioma=ptb&grupo=brasil&ID=162)