Mortalha

Mortalha

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alice




Ilustração (lineart, cores base e final) feita por mim, esta semana. Possivelmente estará numa futura exposição que vai acontecer aqui em Campinas... Mais informações em breve!

O livro “Alice no País das Maravilhas” (“Alice's Adventures in Wonderland, no original), publicado pela primeira vez em 1865, ganhou seu lugar na categoria de obra literária do gênero nonsense com o passar dos anos. O livro, com suas brincadeiras e enigmas, além das referências à literatura vitoriana fez muito sucesso – e ainda faz até hoje. É, inclusive, a obra com mais adaptações e releituras nas histórias em quadrinhos, no cinema e na televisão, como a que está sendo lançada neste mês de abril, com a direção de Tim Burton.
O gigantesco número de possibilidades de interpretação sempre incentivou artistas ao longo dos anos. A mais discutida delas é apresentada por psicólogos ao redor do mundo: uma alusão à adolescência, onde a jovem Alice muda subitamente, o que causa nela muita confusão, a ponto de não mais saber quem é.