Mortalha

Mortalha

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novos Dias #newday_GEISAI






O artista japonês Takashi Murakami, conhecido mundialmente por seus trabalhos de Arte Pop, iniciou uma corrente pela esperança, após os trágicos acontecimentos dos últimos dias. Murakami não se feriu durante a tragédia, mas se disse emocionalmente afetado. Ele, que sempre teve como inspiração o estilo de vida japonês, seus ícones da moda e de comportamento, e o exagero do mangá, se mostrou amplamente comovido.

Além de artista celebrado, Murakami é o organizador do projeto Geisai - um grande evento que acontece duas vezes por ano, e que busca expôr obras de iniciantes ao lado de artistas já consagrados. Os festivais "Geisai" contam também com venda de originais de arte e concursos, tudo buscando incentivar a produção artística e expressiva no Japão. A 15ª edição do evento, que iria acontecer no último domingo, dia 15, foi cancelada após o terremoto. Vendo a situação dramática na qual o povo japonês se encontra, Murakami quis encontrar um meio de ajudar, e buscou ampliar o conceito e alcance do seu projeto.

A idéia consiste em, nesse momento de crise, incentivar a postagem de ilustrações e outras manifestações artísticas pela internet. Para Murakami, é uma maneira de os japoneses, que têm uma certa dificuldade de se expressar, colocarem para fora a dor que sentem nos dias atuais. É um incentivo, também, para que estrangeiros mandem mensagens de apoio e esperança.



O pedido de Takashi Murakami, logo depois chamado de NewDay Geisai, foi apoiado por uma série de profissionais, como Takehiko Inoue, e também por inúmeros artistas iniciantes e também anônimos. O projeto recebeu também uma parcela de críticas, sobre o uso da banda de internet japonesa (que anda abalada após o terremoto e o tsunami) para fazer o upload de trabalhos artísticos. "Por que proliferar a postagem dessa imagens, de artistas nem sempre conhecidos, sem nem mesmo obter um retorno financeiro de ajuda ao Japão?", perguntam. O artista responde:

"Em termos de valor concreto para a sociedade, a arte é, de certa forma, a atividade mais sem propósito de todas. Mas porque, então, ela continuou a existir por tantos anos? (...) A abrupta mudança entre paixão e desespero que esses homens e mulheres passaram nos últimos dias os levou a produzir arte. E, por outro lado, existem pessoas coladas aos aparelhos de TV, silenciosamente segurando a dor que sentem frente ao que veem. Essas pessoas também são vítimas do desastre, e eu gostaria de ajudá-las a encontrar um meio de expressar o que sentem.

(...)

É verdade que eu não tinha conhecimento detalhado sobre o fardo que esses uploads seriam sobre os servidores já sobrecarregados. Mas eu acredito que exista uma justificativa para isso. (...) Aos artistas lendo essa mensagem, eu tenho um pedido: Canalizem os seus pensamentos para um trabalho artístico, e mostrem-no, para que todos vejam. Compartilhem os seus pensamentos nos trabalhos postados, e se desfaçam da tensão em seus corações.

Não existe razão para ficarmos envergonhados. É o que devemos fazer para sobreviver. Eu felicito a todos vocês! Não tenham medo!
Vocês tem em mim um aliado para passar por mais este dia.

O meu projeto existe para pessoas como você, sinta-se orgulhoso!
Por último, gostaria de expressar minhas condolências às vítimas do terremoto, e pedir que rezemos para a rápida recuperação dos afligidos.
Isso é tudo.

Takashi Murakami"


Para participar

Para reforçar a iniciativa de Takashi Murakami, vamos iniciar uma corrente de mensagens de apoio para os afligidos pelo desastre, no Japão. Aos ilustradores - profissionais ou aspirantes -, lembrem-se de postar suas produções usando, via twitter, a hashtag #newday_GEISAI. Assim, as ilustrações e mensagens se juntarão às milhares de outras ao redor do mundo.


Uma das minha sprimeiras contiribuições, que fiz num acesso, ontem de madrugada.

Vale lembrar que, para quem tem condições, é imporante também fazer doações. Para saber mais, só ver o último post.

EDIT:
Todos os agradecimentos do mundo à equipe do Pink Vader, que está me ajudando na iniciativa. O pessoal do site é foda, talentoso demais naquilo que fazem. =)
Fico muito feliz!