Mortalha

Mortalha

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dica de Leitura I

Fiquei feliz depois que algumas pessoas me parabenizaram por encontrar no meu blog um pouco de conteúdo, que as ajudava a melhorar os seus desenhos e as incentiva a ingressar no mercado de ilustração. Pensando nisso, resolvi vou começar a dar algumas dicas de leitura...



Guia Completo da Cor, O
Editora Senac SP
BROCHURA

O primeiro livro que vou indicar, tem que ser um dos que mais tem me acompanhado": O Guia Completo da Cor", de Adam Banks. É um livro reconhecido no mundo inteiro, e traduzido em diversas línguas.
O livro tem vários direcionamentos diferentes - alguns mais teóricos, outros mais conceituais, e outras partes que são meras curiosidades.

No meu caso, ele se tornou mais interessante ainda quando comecei a trabalhar aplicando cores digitais em ilustrações e páginas de quadrinhos feitas por outros desenhistas (para algumas editoras ou simplesmente por treino/diversão). E ela se mostrou quase essencial no começo do meu trabalho, quando, apesar de saber um pouco sobre Teoria da Cor, encontrava dificudades em aplicá-la.

O livro traz, por exemplo, uma série de planilhas e esquemas sobre a combinação de cores complementares/análogas. No meu caso, esse estudo ajudou muito o meu trabalho como colorista, ainda mais se for aliado aos estudos da psicologia da cor do Goethe (sobre o qual eu li muito pouco, mas que mesmo assim foi de grande ajuda).
Quanto mais um colorista ou ilustrador sabe sobre a Teoria da Cor, maior é a chance de ele conseguir não só separar planos e criar contrastes, mas também criar "atmosferas" em seus trabalhos. E, quando mais estudamos a teoria, mais institiva se torna a aplicação dela...

"O Guia Completo da Cor" também traz muito sobre a nossa percepção do fenômeno "cor", sobre as várias teorias sobre ele no passado, e sobre as várias aplicações e estudos das cores. A maior parte do livro traz casos práticos na publicidade, na arte e na decoração, que nos dão uma bagagem bastante completa.

Por último (mas não menos importante, http://www.blogger.com/img/blank.gifhehe), o livro é um pouco caro, e não muito fácil de se conseguir. O lugar em que o achei por um menor preço foi o Submarino.