Mortalha

Mortalha

terça-feira, 26 de abril de 2011

Teenage Paparazzo



Geralmente eu tento manter o conteúdo do blog centrado na minha produção profissional e autoral de ilustrações, mas gostaria de falar sobre um documentário que assisti (e que, no fundo, tem um pouco a ver com o meio artístico).

O documentário é o "Teenage Paparazzo", da HBO, de 2010. É produzido e apresentado por um ator americano que eu não conhecia - o Adrian Grenier.
Ele fala, basicamente, sobre um garoto de 13 anos que cismou querer se tornar um paparazzi. É muito interessante ver a mente de uma criança, convencida (de forma um pouco vazia... mais ao mesmo tempo honesta) do que quer. Ao mesmo tempo, Adrian apresenta o quanto o garoto - munido de uma câmera profissional e de quase nenhum conhecimento sobre fotografia - se destaca dos outros paparazzis, pela sua idade. Se torna, aos poucos, uma sub-celebridade devido não a um talento natural ou a uma sabedoria instintiva, mas somente pelo fato de ser um profissional precoce. Ao mesmo tempo, o documentário mostra todos os problemas e o quanto vazio é o desejo do garoto, e põe em dúvida se ele se sustentará quando sua idade não for mais um diferencial de destaque.
O documentário também é bastante interessante quanto nos apresenta hipóteses sobre o culto às celebridades e o como isso influencia o dia a dia de todos.
Enfim, recomendo!