Mortalha

Mortalha

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ilustrador em Nova York - Parte um





Tive a oportunidade de passar o fim do ano de 2011 em Nova York, e foi uma experiência fantástica. É uma cidade surpreendente, pulsante, agitada. Desde o primeiro momento em que cheguei em Manhattan me
senti dentro de um filme, pra cada lugar em que olhava me lembrava de algum personagem, alguma história que já tinha visto e que se passava por lá.

Mas é um lugar bom, principalmente, para os amantes da cultura. Ela está por toda parte: teatros, cinemas, museus, artistas no metrô, na rua, bazares, galerias... É impactante para um brasileiro, acostumado à vida cultural de Campinas. Me fez (re)pensar muitas coisas.

Enfim, segue a primeira parte de pontos que qualquer ilustrador ou ama
nte das artes não pode deixar de ir, quando for a Nova York:


Metropolitan

O MET é um dos lugares mais fantásticos que já visitei. Impressionante como esse museu é vivo, cheio de visitantantes impressionados, grupo de alunos desenhando e estudiosos andando pra lá e pra cá… muito diferente da vida dos
museus do Brasil - mesmo os maiores, como o Masp, mesmo às
terças-feiras, que é de graça. Visitar o Metropolitan parece ser uma atividade comum como ir ao parque, para os nova-iorquinhos.

Sou fã de todo tipo de arte greco-romana, especialmente as esculturas. Os incontáveis pátios reservados somente para elas são de deixar qualquer um impressionado e emocionado.
O ideal é reservar um dia inteiro para visitar o museu, se você quiser conhecê-lo por inteiro. Em quase cinco horas de passeio, conheci somente o espaço greco-romano, as armas e armaduras medievais e um pouquinho do espaço egípcio e das peças pós-renascimento do museu. Não consegui ver a gravura do Hokusai que o MET possui... Fico triste só de lembrar.

Blick

Essa é de longe, a loja de materiais artísticos mais completa que eu já visitei. Especialmente em relação a papéis e sketchbooks. Mas qualidade faz o preço bater lá em cima, também, e eu, que estava acostumado com os preços de materiais de arte em sites de venda americanos, me surpreendi um pouco. A loja tem uma diversidade sem igual, mas o preço é quase igual ao das lojas brasileiras, salvo algumas exceções, com os marcadores Copis/Prismacolor e os papéis.
Acabou valendo a pena mesmo comprar só alguns poucos itens, mais selecionados...

MoMA

O Museu de Arte Moderna de Nova York é fantástico também. Vi alguns artistas que sempre quis conhecer ao vivo, especialmente o Pollock - só fiquei um pouco decepcionado por só haver um único quadro dele em exposição, no momento... Depois descobri que o Metropolitan possui alguns outros Pollocks...
Muito bom conhecer Frida Kahlo, Dalí, e também quadros do Picasso, Monet e Van Gogh que são do acervo deles.
No geral, porém, a arte contemporânea requer um pouco mais de informação para ser entendida, e eu acabei deixando muita coisa interessante de lado... Aconselho fazer algo que não fiz: pegar o AUDIO TOUR, um aparelhinho que você pode pegar de graça no térreo (é só enfrentar a fila...), e possui uma explicação em áudio sobre cada artista, obra e espaço do museu.

É um museu muito caro, se comparar com os outros da cidade. Aconselho comprar o pacote MoMA + Top of the Rock (visita ao topo do Rockfeller Plaza, que vou falar na Parte Dois), que sai bem mais em conta.